sexta-feira, 1 de julho de 2011

Dicas de Dubai!

Voltando a falar de Dubai!

Falarei do Burj Khalifa!


Ano passado, em 04 de Janeiro de 2010, foi inaugurado o edifício mais alto do mundo (com seus 828 metros de altura) Burj Khalifa Bin Zayid All Nahyan antigo Burj Dubai, que teve seu nome alterado em homenagem ao Xeque do emirado vizinho (Abu Dhabi), que emprestou 10 bilhões de dólares para evitar que a Dubai World (uma das maiores companhias de Dubai) desse calote em seus investidores. Somente o Burj Khalifa custou o equivalente a 4,1 Bilhões de dólares e a área a qual o edifício faz parte, a Downtown Dubai, ficou orçada em 20 bilhões de dólares.

(clique nas fotos para vê-las ampliadas)

A foto abaixo foi tirada em Novembro de 2008, quando não se sabia a altura final que o prédio alcançaria. 

Hoje o prédio está aberto a visitação novamente, já que ficou fechado por um período para algumas modificações, mas na época que eu fui ainda não se sabia o exato tamanho que ele atingiria. Especulavá-se que ele atingiria 680 metros, mas erraram por 200 metros. Uau!
Mesmo de uma distância de 50 km é possível avistá-lo, ou seja, onde quer que você esteja em Dubai você irá vê-lo. Aqui eu estava próximo ao Creek, se não me engano.


Sua obras começaram em 2004, ou seja, pelo seu tamanho a obra foi bem rápida. O Burj Khalifa bateu inumeros recordes, além do de maior edifício, ele é o edifício com o maior número de andares 158 (o recorde anterior era do World Trade Center e do Sear com 110 andares). Para ilustrar melhor, abaixo temos uma foto com outros grandes monumentos construídos pelo homem e, de longe, ele é o maior:

Nessa foto eu estava passando na Sheikh Zayed Road, avenida que cruza quase toda a cidade. Dá para ver os guindastes e as obras do metrô. Guindaste era algo que se via em todo lugar, pois Dubai crescia em ritmo fervoroso. 

Segundo dados da Wikipédia, o edifício faz parte de uma área de 2 km² em desenvolvimento, chamada Downtown Burj Dubai, localizado no "First Interchange", ao lado das duas principais avenidas da cidade, a Sheik Zayed Road e a Financial Centre Road (anteriormente conhecida como Doha Street). A empresa de arquitetura e engenharia sediada na cidade de Chicago ficou encarregada do projeto. As primeiras empreiteiras são a Samsung Engineering & Construction, a Besix e a Arabtec. A Turner Construction Company foi escolhida para comandar o projeto. Ele possui até uma mesquita no andar 158, além de ter o primeiro hotel Armani.

Uma pena que teve essa crise de 2008  e desacelerou o ritmo de crescimento da cidade, fazendo com que Abu Dhabi (esperta) começasse a desenvolver sua parte turística para atrair os turistas que começaram a ter interesse naquela região. Dubai, até agora, não entregou sua Dubailand. 

Abu Dhabi, por sua vez, já inaugurou o parque temático da Ferrari, o Ferrari World, aberto para o público no dia 15/08/2011, além de ter construído o Yas Marina, um dos circuitos de Fórmula 1 mais modernos do mundo:


Em minha próxima visita ao Emirados Árabes Unidos certamente visitarei o observatório desse prédio, que fica no andar 124, além de ir no parque da Ferrari, o Ferrari World Abu Dhabi.

2 comentários:

  1. Vc sabe quanto custa para ir nesse parque?
    Abs

    ResponderExcluir
  2. O valor do Ferrari World para adultos é de 225 AED (mais ou menos 95 reais) ou 495 AED (210 reais) com direito a fast pass. Bjs

    ResponderExcluir