segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Como alugar um carro em Orlando?

Mudanças na locação de carros em Orlando!

Quem viaja para Orlando, FL pela primeira vez sempre me pergunta sobre como funciona o aluguel de carro nos Estados Unidos, se é simples para alugar, se é fácil dirigir, se dá para entender as placas, etc...

Bom, esse post vai sanar algumas dúvidas e explicar algumas mudanças que ocorreram nos últimos anos e que facilitou muito a vida do turista.



Se você pensa em dirigir por lá, é imprescindível ter em mão um bom GPS, é bom também dar uma olhada no mapa para se familiarizar e não ficar perdido. 

Hoje ficou muito fácil ter um GPS no próprio celular. Existem programas que salvam os mapas e dá para utilizar off-line, dá para contratar um pacote de dados com sua operadora brasileira e dá para comprar chip de celular, sim card, americano. Também tem a opção de contratar GPS junto com o aluguel do carro, mas acho muito caro.

Eu já levei meu GPS com os mapas da Flórida atualizados, mas ultimamente prefiro usar o celular. Dessa última vez comprei chip da Easy Sim 4 You e gostei bastante.

Abaixo está o mapa do Centro de Orlando, a Disney é bem ao Sul, não aparece nessa foto. 
Para quem vai encarar uma viagem de Orlando até Miami é sempre bom dar uma olhada no mapa da Flórida, mas não tenham medo, pois a estrada é excelente e muito segura. O problema é que se você for pela monótona Turnpike você não verá quase nada de legal, já que ela é uma reta de mais de 200 km sem grandes atrativos. Eu gosto de passar pelo litoral em alguns trechos.



Reservando o carro:
Primeiramente, faça a reserva ainda no Brasil para evitar qualquer imprevisto. Eu costumo reservar pelo site da Happy Tours USA, já utilizei várias vezes e nunca tive problemas. Eles costumam ter ótimos preços, já com seguros obrigatórios e motorista adicional inclusos. Existe a opção de GPS e outros acessórios com cadeirinhas de bebê (item obrigatório para quem vai com bebês), mas sempre tem uma taxa a mais..



Nesse site é possível escolher o idioma português e a central de atendimento também tem pessoas que falam português. Lá dá para escolher entre algumas das tradicionais locadoras de carro dos EUA como, por exemplo, Hertz, Álamo, National, Avis, Budget, entre outras. A Álamo costuma ter os melhores preços, mas dê uma conferida em todas.


O legal é que no momento da reserva não é preciso informar número do cartão de crédito, basta informar seu nome, e-mail, categoria do carro e datas corretas para pegar e devolver o carro. 
Se precisar cancelar ou alterar alguma informação, não é cobrado nada.
Também é possível pegar o carro em Orlando e devolver em Miami sem pagar taxas adicionais, mas sempre confira no momento da reserva.

A reserva estará confirmada assim que você receber o e-mail de confirmação, imprima o voucher e apresente-o no momento da locação.


Rental Car Center:
Localizado no próprio Aeroporto Internacional de Orlando, esse é o nome do local que concentra as principais locadoras de carro de Orlando (Hertz, Álamo, National, Avis, Budget, entre outras). 

Hoje em dia, tudo o que você precisa ao desembarcar, após pegar as malas, é pegar o elevador e atravessar a rua e pronto, você estará no Rental Car Center, prontinho para entrar na fila e alugar o carro.


Interior do Rental Car Center
Antigamente era necessário pegar um ônibus da própria locadora no aeroporto e ir até o local específico de cada uma. 

Retirando o carro:
Ao entrar no Hall do Car Center, encontre a locadora a qual você efetuou a reserva e dirija-se até o balcão de atendimento. 

Nesse momento será necessário apresentar sua reserva, basta mostrar sua habilitação válida, mas sempre é bom levar o papel impresso para conferir os valores, pois eles sempre tentam embutir algum outro serviço além do que foi reservado. Confira antes de assinar!

Na reserva da Happy Tours, independente da locadora escolhida, já está incluso os seguros obrigatórios (contra roubos, colisão e responsabilidade sobre terceiros), quilometragem livre, taxas e impostos locais. Além disso, a reserva dá direito a um motorista adicional, que também deverá ter mais de 25 anos de idade (motoristas entre 21 e 24 anos pagam 25 dólares a mais por dia) e deverá apresentar a habilitação no momento da locação. 

Além da habilitação em dia, é necessário ter um cartão de crédito internacional (não esqueça de desbloquear) em seu nome. A locadora irá bloquear um valor para eventuais prejuízos. Esse valor é estornado na hora da devolução e demora uns 2 dias para liberarem o valor. A grande maioria dos cartões já oferece seguro para que paga a locação utilizando o cartão, por tanto, se ocorrer algum sinistro pague com o cartão na hora da retirada. Assim, você estará duplamente assegurado. 

Os americanos costumam concluir as reservas nas máquinas para auto atendimento, mas eu prefiro ir direto até o atendente e já começar a desenrolar a língua.

Após assinar o contrato de locação siga as orientações até o estacionamento da locadora que você escolheu, vá até a categoria de carro locado, exemplo Standard SUV, e escolha o que mais te agradar. Na saída o atendente da cabine irá conferir o contrato de locação e sua habilitação. Depois disso ligue o GPS e seja feliz!
Foto: www.roteiroemorlando.com

GPS:
Se puder, leve o que você está acostumado a usar no Brasil, com os mapas atualizados da Flórida. Você pode alugar o carro com o GPS incluso, mas existe uma taxa extra. Compensa usar o Google Maps ou o Waze que já estamos acostumados.

Os mapas de lá funcionam melhor do que os do Brasil, são mais detalhados. O legal é que dá para digitar o ponto de interesse, tipo Magic Kingdom e seguir sem problemas. 


Cadeirinha de carro para crianças:
Vale o que já disse sobre o GPS, é mais barato comprar uma e vender aqui, mas o problema é que não dá para sair dirigindo sem cadeirinha. Dessa forma, você pode fazer duas reservas. Um dia com cadeirinha, devolver o carro e alugar outro sem cadeirinha. Assim como o GPS, essa dica vale a pena para quem vai ficar muitos dias.

Pedágio:
Em Orlando, se você ficar na região da International Drive e não pegar rodovias, dificilmente você passará por pedágios, mas se você errar o caminho acabará pegando pedágios até para sair do aeroporto.

Os pedágios de lá funcionam da mesma maneira que no Brasil, na maioria dos casos existem guichês, mas alguns são para que está com dinheiro trocado e outros para quem precisa de troco ou recibo. Tem também a faixa para quem tem o Sun Pass.

A maioria dos carros já vem com o "E Pass", "Sun pass", "fast pass", um dispositivo que funciona igual o nosso "Sem Parar", isto é, você passa direto pelo pedágio e a cobrança virá posteriormente no seu cartão de crédito.

Sempre pergunte sobre o Toll Pass na hora de retirar o carro.

Se você não tem o E Pass, preste sempre atenção para a cabine que deverá se dirigir. Em Miami, alguns pedágios não possuem atendente e você deverá ter o dinheiro trocado e jogar a moeda numa especie de funil.


Devolução:
Programe o GPS para o Aeroporto e siga as placas de Car Return, não tem como se perder. Para facilitar o transporte das mala, eu costumo deixar primeiro alguém com todas as malas já na frente do Check-in e depois devolver o carro. Faço isso para evitar arrastar as malas pelo estacionamento e elevador.

Após desembarcar alguém com as malas dou a volta para devolver o carro, coisa muito rápida. Eles são muito organizados, um carro vai parando atrás do outro e o estacionamento enche rapidinho. Vocês tem que ver!

Por causa dos 6% de IOF tem quem prefira pagar em dinheiro. Para pagar em dinheiro, basta dizer à pessoas que confere o carro (basicamente só confere se o tanque de combustível está cheio) que você pagará em dinheiro. Ele imprimira um recibo para você ir até o caixa pagar. Quem paga com cartão só pega o recibo e vai embora. Atravessa a rua, sobe de elevador e já está no Check in. Muito prático!


Dica para os amantes de carros:
Quem gosta de carros, assim como eu, dirigir nos Estados Unidos é uma oportunidade de conhecer carros diferentes, os quais dificilmente dirigiríamos por aqui. 

Para aproveitar ao máximo essa experiência, recomendo alugar um carro esportivo (tipo mustang e camaro que são baratos) nos primeiros dias, depois devolver e alugar um utilitário para levar as malas para o aeroporto.



Drive safe and have fun!









Nenhum comentário:

Postar um comentário