Como funcionam as gorjetas e taxas nos Estados Unidos?
Alguém já foi para Orlando e ficou sem entender quando é acrescentado algum valor na hora de pagar as compras? Ou ficou sem entender por que o taxista ficou bravo ao receber seu dinheiro?
Se isso nunca aconteceu, ótimo, você deve estar se comportando da maneira correta, mas isso aconteceu comigo em minha primeira viagem há 15 anos, por um pacote turístico da CVC. Eu era adolescente e no hotel tinha uma lojinha. Vi o valor de um salgadinho Lays e fui até o quarto pegar dinheiro. Quando fui pagar a compra a atendente acrescentou um valor e eu fiquei com cara de paisagem. Ai pergunte pra ela com aquele meu inglês, cheia de vergonha, mas aprendi que nos Estados Unidos os impostos (tax) são acrescidos na hora em que o cliente paga o produto e além disso, cada Estado ou Cidade tem um tax diferenciado, pois existe o imposto federal, estadual, etc...
Corri e contei pro meu pai pra ele não ter o mesmo problema.
Um detalhe muito importante. Nos EUA a população é muito correta quanto ao pagamento dos impostos, pois eles tem orgulho de contribuir para o crescimento do país. Então nunca peça para deixar de pagar o imposto.
Agora em relação às gorjetas (tips), vou dizer que demorei para começar a dar gorjeta da maneira correta, pois na minha época não existiam esses grupos de internet com dicas para viagens.
Em minha primeira viagem fiz praticamente tudo acompanhada pelo guia da CVC, fui em poucos restaurantes a La Carte e alguns já estavam incluso no pacote. O que lembro é que não dei gorjeta para ninguém. O guia não nos orientou quanto a isso.
Em minha segunda viagem, já por conta própria, lembro que dei gorjeta apenas para o carregador de malas.
Apenas em minha quarta ou quinta viagem, ao conversar com pessoas que moravam nos Estados Unidos, foi que comecei a entender com funcionava a história das gorjetas. Isto é, nos EUA, basicamente todo profissional que presta algum serviço espera ser recompensado com uma gorjeta, além do valor do serviço, e essa gorjeta deve ser algo entre 15% ou 25% do valor do serviço prestado.
Para ser mais clara, usou um táxi, além do valor do taxímetro o motorista ainda espera uns 15% a mais. Fez a unha ou cortou cabelo, devemos pagar a tip. Sentou para comer num restaurante e foi atendido por um garçom, devemos parar ao menos 15%, mas eles esperam uns 20% se te atenderam bem. Se está num quarto de hotel, as camareiras esperam que você deixe algum valor para elas. Ao pedir pizza, devemos pagar algo a mais para o entregador.
Eu sei que fica oneroso, o dollar está caro, queremos comprar outras coisas, mas é a cultura local e se estamos num outro país devemos seguir as regras do local. É chato, mas é assim que o sistema americano funciona. Afinal queremos uma viagem agradável, com atendentes educados e prestativos.
O difícil é se acostumar a calcular o acréscimo de 15% no valor da conta, mas muitos restaurantes já colocam a sugestão de gorjeta ao final da conta para facilitar o pagamento, e quando percebem se tratar de turistas fazem até como na foto acima.
Mesmo quando vamos pagar com cartão, devemos incluir a gorjeta ao final.
Para fugir da gorjeta, somente comendo em fast food, ou não usando determinados serviços, pois para eles a prestação de serviços é muito valorizada, ou seja, usou, pagou.
Espero ter ajudado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário